Veja como é ser um Operador de Telemarketing, Teleatendimento, receptivo, ativo e como trabalhar em empresas de Telemarketing.
Operador Telemarketing

Operador de telemarketing

O operador de telemarketing trabalha promovendo vendas através do telefone, realizando atendimentos a clientes (SAC Serviço de Atendimento ao Cliente), tirando dúvidas ou na telecobrança. As empresas de telemarketing são também conhecidas como call center (centro de atendimento) e elas difundem a transmissão de idéias, informações, emoções e habilidades. O telemarketing call center possui vários braços de atuação.

Pode ser do tipo telemarketing receptivo (In Bound), no qual é o cliente, ou possível cliente, quem origina a chamada. O cliente liga para pedir informações ou para efetuar uma compra. No telemarketing receptivo há a convergência entre a qualidade e quantidade, pois além de bem atender o cliente também é necessária abrangir a grande demanda.

Estes serviços também trazem economia para a empresa e garantir um poder de observação de movimento do mercado consumidor de forma mais próxima e exata. O telemarketing ativo (Out Bound) é aquele no qual os operadores de telemarketing ligam para os clientes ou possíveis clientes da empresa.

A grande diferença entre os dois estilos está na receptividade do cliente, pois no telemarketing receptivo o cliente liga no momento mais conveniente para ele e no tipo de telemarketing ativo o operador deverá realizar uma abordagem persuasiva para conseguir efetuar seus objetivos.

Os serviços de telemarketing geram muitos postos de trabalho. As empresas de telemarketing buscam todos os dias novos funcionários, há sempre muitas vagas operador de telemarketing. A qualificação dos operadores de telemarketing pode ser feita através de curso de telemarketing, algumas vezes oferecidos pelas próprias empresas contratantes, pois a qualificação é muito importante. Conhecer o trabalho e atuar bem em conjunto com o computador. Algumas características são importantes para aqueles que desejam atuar neste setor, por exemplo boa comunicação, saber ouvir, ter um bom conhecimento dos produtos ou serviços da empresa, ter boas maneiras ao telefone, ser calmo, trabalhar bem em equipe e ter uma boa dicção.