Saiba mais sobre Operador de Telemarketing, sobre a área de telemarketig e como é o trabalho de telemarketing.
Operador Telemarketing

Telemarketing

O telemarketing é termo que vem do inglês e foi criado por Nadji Tehrani em 1982. O telemarketing tem por base a promoção de vendas e serviços via telefone. Mas também abrange a área de cobrança, conhecida como “telecobrança”. O conceito básico de telemarketing está na transmissão de ideias através de forma escrita, falada ou por sinais. O trabalho de telemarketing pode ser realizado seguindo scripts ou seja roteiros.

Atualmente este trabalho é feito por empresas de telemarketing especializadas. Estas empresas podem ser do ramo de divulgação, vendas telemarketing ou responsável pelos SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). O ambiente onde este tipo de trabalho é feito é conhecido como callcenter (centrais de atendimento).

Foi nos anos 80 que a atividade de telemarketing se expandiu por todo o Brasil, sendo utilizada inclusive em campanhas políticas. Hoje há várias ramificações no setor de telemarketing, o mercado está dividido da seguinte forma: Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)é o mais utilizado representando 29,5%, seguido por Vendas 26,2%, Pesquisa 14,8% e Cobrança 13,1% e outras (agendamento de visitas, apoio para vendedor, confirmação de presença em eventos e atualização de cadastro) 16,4%. Estes números demonstram que o setor tende a ser bem dividido, pois há muitas variedades de trabalho dentro do telemarketing.

Após este demonstrativo percebemos o quão importante é o profissional do setor, o operador de telemarketing. Há muitas vagas operador de telemarketing para quem está começando pode contar com cursos para exercer a função. Para desempenhar a função é necessário ter boa concentração, dicção e trabalhar bem com o auxílio do computador.

As principais funções de um operador de telemarketing são atender o telefone, responder questões dos clientes pelo telefone, anotar os questionamentos, faz registros no computador, disponibiliza informações e conselhos, pode também vender produtos ou serviços, além de fazer um acompanhamento de venda através de cartas, fax ou e-mail.